[2020] Otimiza

Home        Sobre Nós       Serviços       Blog       Agende um Diagnóstico

Saiba como melhorar a gestão do seu negócio com o Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é um método estatístico de qualidade criado na década 1920, pelo físico norte-americano Walter Andrew Shewhart, com o intuito de  otimizar os processos e trazer melhorias na produção de bens ou serviços. Mas que só foi popularizado em todo mundo, a partir da década de 1950, pelo professor  William Edwards Deming, reconhecido pela sua importância para a melhoria dos processos produtivos nos EUA,  e também pelo seu trabalho de consultoria com executivos japoneses, que buscavam meios  para superar  o déficit de matérias primas para produção, e para tal necessitava da melhoria da qualidade nos seus processos e  para reduzir gargalos de sua empresa. 

O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das ações a serem feitas para executar a metodologia.

  • P: do verbo “Plan”, ou planejar. Nessa etapa, é necessário identificar os problemas e estabelecer planos de ação.
  • D: do verbo “Do”, fazer ou executar. Aqui é hora de partir para a execução do plano de ação.
  • C: do verbo “Check”, checar, analisar ou verificar. Essa etapa é destinada para acompanhar os indicadores e alcance em relação aos objetivos.
  • A: do verbo “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.Nessa fase, é necessário agir corrigindo os erros e estabelecer uma padronização dos resultados.

Como colocar o PDCA para funcionar na sua empresa?

Para fazer com que o ciclo PDCA funcione corretamente dentro de sua empresa é só colocar os 4 passos da metodologia em prática e seguir tudo aquilo que está descrito em cada um, o fator principal de sucesso desse processo se baseia na repetição. A ferramenta é aplicada de forma sucessiva nos processos de forma a encontrar a melhor maneira de realizar as atividades. Por isso, o planejamento do processo, a padronização das atividades, a documentação e as medições são primordiais para o sucesso do seu funcionamento.  Portanto siga os seguintes passos, para implementação do ciclo em sua empresa.

Primeiro passo: Plan ou Planejar

É neste passo que você dará o pontapé inicial para seu projeto, portanto tenha muita atenção em tudo que for feito nessa etapa, pois um bom planejamento é essencial para o desenvolvimento de todo o processo.  Então  siga as fases abaixo com o máximo de atenção: 

1. Identificação do problema

2. Análise do fenômeno

3. Análise do processo

4. Plano de ação

Segundo passo: Do”, fazer ou executar.

Neste passo, você irá pôr em prática aquilo que foi planejado no passo anterior, fazendo testes e experimentando ao máximo, para adquirir conhecimento sobre aquilo que você está trabalhando, também é nessa etapa que tudo começa a funcionar na prática, lembrando que todos os envolvidos, devem ter conhecimento sobre o plano de ação,e estejam alinhados em suas expectativas, para que tudo funcione do melhor jeito possível. 

Além disso, é fundamental a realização de capacitações e treinamentos, para que todos os envolvidos dominem sobre o processo. 

Algumas dicas para este passo são:

  1. Distribua as tarefas da execução de forma clara;
  2. Programe bem os treinamentos para que todos os participantes necessários consigam participar;
  3. Registre todos os resultados obtidos, positivos ou negativos;
  4. Acompanhe os colaboradores responsáveis pela execução e ouça suas opiniões.

Terceiro passo: “Check”, checar, analisar ou verificar.

Chegou a hora de verificar se aquilo que vem se desenvolvendo está realmente dando resultados positivos, e se as modificações estão sendo feitas de modo coerente. 

É importante para essa etapa:

  1. Ter a certeza de que todas ações que foram planejadas foram cumpridas.
  2. Fazer comparações com resultados obtidos anteriormente
  3. Verificar todos os resultados obtidos, de forma que nada os mascare e atrapalhe as análises;

Quarto passo:  “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.

Chegando a última etapa, mas antes de iniciá-la você deve lembrar que o PDCA é um ciclo de melhoria contínua dos processos, e deve-se manter constantemente na rotina de sua empresa.

Chegou a hora de olhar para tudo aquilo que foi feito durante as etapas anteriores e avaliar os resultados, aqueles que não obtiveram sucesso devem voltar ao ciclo novamente, com ações que corrigem os erros, e os que obtiveram bons resultados devem ser padronizados na rotina da empresa, lembrando que mesmo aqueles que têm bons rendimentos ainda podem ser melhorados para obter ainda mais resultados positivos.

Conclusão

Após realizado este ciclo de forma correta, será evidenciado que o mesmo é muito eficiente e capaz de resolver problemas complexos de forma simples e visual, além de que o mesmo é reconhecido e utilizado pelos profissionais mais experientes e  influentes do mundo. Sendo assim, uma excelente escolha para desenvolver os melhores resultados.QUER IMPLEMENTAR O CICLO PDCA NA SUA EMPRESA, MAS NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR? ENTRE EM CONTATO CONOSCO! ESTAREMOS DISPONÍVEIS PARA AJUDAR VOCÊ A DESENVOLVER O SEU NEGÓCIO.