Algumas indicações de mercado já revelam os benefícios em dispor de um bom marketing de relacionamento com os clientes. Assim, nesse artigo vamos te ajudar a entender o que é e como as técnicas de fidelização podem alavancar seu negócio e melhorar a lucratividade do seu negócio.
O que é Customer Success e Marketing de Fidelização?
Atualmente, com o fácil acesso a informações e novas aquisições, os consumidores se tornaram mais exigentes ao adquirir um serviço ou produto, fazendo com que as empresas despertem o cuidado na entrega de qualidade dos seus trabalhos, buscando a satisfação e fidelização dos clientes.
Nesse contexto, duas ideias semelhantes se destacam quando falamos em propiciar aos consumidores a melhor experiência de compra: o Customer Success e o Marketing de Fidelização.
O Customer Success (ou Sucesso do Cliente) surgiu com empresas de Software, como estratégia de manter seus clientes por mais tempo, e deter mais receita, visto que, indicadores apontam que conquistar um novo cliente custa 7 vezes mais caro do que retê-lo. Dessa forma, criou-se um movimento na tentativa de oferecer ao consumidor a melhor experiência de pós-venda possível, de forma que ele crie uma relação de fidelidade e confiança com a empresa.
O Marketing de Fidelização, também conhecido como marketing de relacionamento, é uma parte muito profunda e importante na gestão do relacionamento com o cliente. É através dele que conseguimos encantar um cliente em potencial, ou esporádico, a ponto de torná-lo um fiel consumidor da marca, exercendo uma função essencial no marketing da marca/ empresa.
Contudo, a lealdade não cai do céu, ela precisa ser cultivada e, sem o cuidado necessário, pode ser perdida em um piscar de olhos. O objetivo é estabelecer a confiança entre os clientes recorrentes e a organização, utilizando ferramentas que os aproxime.
Os tipos de fidelização
POR PREÇO
Ela é baseada no quão barato é seu produto ou serviço, onde a qualidade é posta de lado. Atrai pessoas infiéis que mudam de preferência na menor oscilação dos preços.
POR EXPERIÊNCIA
Aqui o cliente é atraído por uma experiência passada que o conquistou. Deixando o preço um pouco dessa vez, a busca por repetir a sensação da última.
PLANO DE FIDELIDADE
“A décima pizza comprada sai de graça”
O plano de fidelidade quer beneficiar uma compra recorrente de clientes, fazendo com que eles desistam de mercar com a concorrência para conseguir o tão esperado “mimo”, podendo ser um desconto ou recompensa pela conquista.
FIDELIZAÇÃO REAL
As pessoas vão atrás da marca sem levar em conta preço ou benefício, e sim por um valor agregado implícito, tornando-as leais mesmo com variações de preço. Meta de qualquer agência de marketing.
POR COMODIDADE
Dessa vez temos uma facilidade que acabou conquistando o cliente e o encoraja a continuar com a marca. Frete grátis, acesso simplificado, facilidade no pagamento, dados pré-cadastrados… A conveniência o mantém satisfeito.
“Adoraria milhas aéreas… mas não largo a praticidade do meu Nubank”
O que é preciso para conquistar os clientes?
NEUROMARKETING: Nem sempre, o cliente age de forma mais racional. Assim, a fidelização vai além do produto/serviço, já que o público considera muitos fatores ao se tornar um cliente fiel, conscientemente ou não. Dessa forma, compreender o que influencia o consumidor na decisão de compra é essencial.
CRIE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL FOCADO NO CLIENTE: O marketing de fidelização é traçado com base em dados reais. Assim, é importante que cada setor da empresa se empenhe em transformar o processo e superar expectativas do cliente, com a finalidade de ter bons resultados.
ESTIMULE INTERAÇÃO DOS CONSUMIDORES COM A MARCA: Trata-se de potencializar o engajamento do consumidor e proporcionar uma experiência de qualidade. É possível, criar um diálogo aberto fazendo com que a persona se sinta no controle da experiência com a empresa. A ideia é centralizar o cliente nos processos realizados pela empresa, proporcionando um sentimento de inclusão e colaboração.
COLETAR INFORMAÇÕES DESSAS INTERAÇÕES: É necessário que a empresa entenda como funciona bem a sua audiência e público- alvo, para isso coletar informações das interações, dos feedbacks se torna uma excelente técnica, visto que, ao interpretá-las será possível conhecer as reais necessidades dos consumidores, antecipando soluções, além de poder oferecer promoções personalizadas de acordo com cada caso.
OFERECER ATENDIMENTO DE QUALIDADE: Algumas pesquisas apontaram que o atendimento ao cliente é um dos principais fatores de fidelização do cliente. Dessa forma, para que seja possível oferecer um bom atendimento, é indispensável que os agentes estejam bem treinados e motivados para atender os consumidores de modo qualificado, assim bonificá-los e treiná-los é uma ótima estratégia na caminhada para tornar seus clientes fiéis.
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Agora que você já conhece a importância de investir no marketing de relacionamento e como implantar as principais estratégias de fidelização dos clientes, é preciso que a sua empresa se adapte a essas técnicas e seja impulsionado com sucesso.
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