Em primeiro lugar, é inegável que, com a vinda do coronavírus e, com a posterior guerra na Ucrânia, houve um impacto econômico negativo no mundo inteiro, inclusive para os donos de pequeno negócio brasileiro. Esse impacto foi observado principalmente no aumento da inflação e dos preços das “commodities”, como petróleo e milho. Assim, visando auxiliar os pequenos empreendedores, citamos 4 dicas de como administrar o seu negócio em tempos de crise.

.

1. Reduza o desperdício

O controle do seu estoque é imprescindível para evitar o desperdício, ou seja, quanto comprar de matéria-prima, quais fornecedores são mais vantajosos do ponto de vista financeiro e de quanto em quanto tempo essa matéria-prima precisa ser comprada para facilitar essa redução. 

Ademais, é importante salientar que, quando se trata de um empreendimento do ramo alimentício, o controle de estoque se torna essencial para evitar que os ingredientes dos alimentos passem da data de validade, prejudicando assim a lucratividade. Diante disso, é possível economizar e ter mais segurança se ficarmos atentos a esses pontos.

 

2. Foque em uma gestão financeira organizada

Esse gerenciamento financeiro pode ser feito, por um controle do quanto entra e sai, de uma precificação adequada dos produtos e de um acompanhamento do quanto se está lucrando com a venda do produto e/ou serviço, considerando também os gastos com impostos. 

Assim, a importância desse controle ser realizado de maneira mais prática, no digital, e não no papel como alguns empresários ainda o fazem. Alguns exemplos de sistemas que possam ser utilizados para isso são: Microsoft Excel e Google Sheets. Além disso, é necessário separar o dinheiro pessoal do da empresa, para não acabar tendo um prejuízo desnecessário.

 

3. Tenha um marketing estratégico

A forma como os negócios são geridos mudou a partir do momento em que adentramos um mundo digitalizado, por isso, ter um foco estratégico nas redes sociais se tornou quase uma obrigação por parte dos empreendedores. Não só a participação ativa em redes sociais, com acesso a catálogos online do seu produto no Instagram e acesso ao WhatsApp da empresa, mas também uma boa avaliação no Google são fatores que dão uma notoriedade positiva para o negócio.

 

4. Faça uma análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta usada para se ter uma noção ampla das fraquezas, forças, oportunidades e ameaças da sua empresa. Basicamente, ela analisa tanto aspectos internos quanto externos e guia as tomadas de decisão. Por exemplo, um restaurante com uma receita inovadora tem isso como força e um mercado competitivo seria uma ameaça, a fraqueza poderia ser o preço dos ingredientes dessa receita e, por fim, a oportunidade seria um contato de um fornecedor que vende abaixo do preço de mercado.

Assim, as oportunidades e ameaças tem a ver com fatores externos a sua empresa e as fraquezas e forças tem a ver com as questões internas. Ao fazer a análise desses aspectos isso facilita a gestão, porque assim, você pode focar exatamente no problema que faz com que seu empreendimento não esteja exatamente onde você gostaria.

Dessa forma, o negócio será poupado de maiores prejuízos e você conseguirá mantê-lo. Entretanto, para ter um acompanhamento mais detalhado, faça uma reunião diagnóstico gratuita e online conosco, assim poderemos conduzir as melhores estratégias para sua empresa com nossos especialistas.