[2020] Otimiza

Home        Sobre Nós       Serviços       Blog       Agende um Diagnóstico

A melhor forma de fazer um Plano de Negócios eficiente

Você sabe o que é um Plano de Negócios e qual a sua importância para as empresas? 

Ao longo desse artigo, você vai entender o que é um Plano de Negócios, como fazê-lo e como isso é fundamental para o sucesso da sua empresa!

O que é um Plano de Negócios?

O plano de negócios é uma ferramenta fundamental para estruturar o planejamento de uma empresa. Com ele, é possível entender os pontos fortes e fracos de um empreendimento, traçar os objetivos, ou seja, onde a sua empresa quer chegar e o que é necessário para isso, bem como avaliar a viabilidade do negócio e conhecer melhor o seu público-alvo.

Qual a importância de um Plano de Negócios?

Com o Plano de Negócios, é possível definir os objetivos para um empreendimento e planejar os meios para atingi-los de maneira mais assertiva. Isso é possível por meio de uma análise detalhada do mercado, tendo em vista, o setor, público-alvo, concorrentes, fornecedores, etc. 

O Plano de Negócios é uma ferramenta de planejamento, portanto, é preciso ter os objetivos definidos com clareza para poder estruturá-lo, ou seja, o empreendedor precisa ter conhecimento onde deseja chegar nos próximos 5, 10, 20 anos, por exemplo.

 

Como fazer um Plano de Negócios?

Partindo da ideia do novo negócio, é necessário estruturar algumas informações fundamentais, como, por exemplo, quem serão os potenciais clientes, quais serão os principais produtos e/ou serviços, qual lucro esperado, entre outras.

Com isso, é feita uma análise de mercado, onde são apuradas informações relacionadas aos clientes, como comportamento, características e interesses, além de estudo da concorrência e fornecedores. 

Outro ponto importante para a criação de um Plano de Negócios é o plano de marketing, nessa etapa é focado na descrição dos principais produtos e/ou serviços, bem como, preços e estratégias para colocação no mercado.

Além disso, o pilar financeiro também merece bastante atenção na inserção do Plano de Negócios, é preciso conhecer os custos associados aos materiais, a matéria prima, entre outros custos, além de traçar valores relacionados ao capital de giro, estimativa de receita mensal, etc.

Finalizado o Plano de Negócios, é essencial continuar gerenciando o negócio, revisando periodicamente e fazendo atualizações, se necessário. Também é aconselhável fazer simulações, tanto pessimista quanto otimistas, para poder se antecipar a essas adversidades com ações assertivas.

 

Se você chegou até aqui e ficou perdido não se preocupe, existem empresas de consultoria que realizam esse serviço de forma especializada. O que está esperando para solicitar seu orçamento? Comece seu negócio bem estruturado com a nossa ajuda!