[2020] Otimiza

Home        Sobre Nós       Serviços       Blog       Agende um Diagnóstico

Inovação Disruptiva: você sabe o que é?

A cada dia, o mercado se torna mais competitivo. Isso significa que as coisas mudam muito rápido e sai na frente aquele que melhor consegue se adaptar. Diante desse cenário, a inovação vem se tornando indispensável para a sobrevivência das empresas. Quer saber o que é inovação, exemplos de sucesso e como fazer? É esse o tema do artigo que você vai ler.

Vamos falar sobre os seguintes tópicos:

  • O que é inovação?
  • Inovação Disruptiva x Incremental
  • Características da inovação disruptiva
  • Cases de sucesso

Antes de tudo, o que é inovação?

Inovação consiste em criar um novo produto, modelo ou, então, realizar mudanças em algo que já existe. Em outras palavras, inovar é fazer algo de uma forma que não era feita antes.

Existem muitas maneiras de inovar, seja no seu produto ou serviço, no seu modelo de negócio, na forma como você vende ou no valor que você entrega ao seu cliente… as oportunidades são infinitas. 

Existem algumas classificações quanto ao tipo de inovação. Aqui, vamos entender melhor a inovação disruptiva.

Inovação Incremental e Inovação Disruptiva

A inovação incremental consiste em melhorias ou atualizações feitas em produtos, serviços ou processos já existentes. Esse tipo de inovação é muito comum no mercado e geralmente é dada por mudanças de performance e desempenho nos produtos para melhorar algum aspecto específico. 

Um bom exemplo são os aplicativos, que constantemente fazem atualizações para melhorar a experiência do usuário, trazendo novas funcionalidades ou apenas modificando a interface.

A inovação disruptiva, por sua vez, provoca uma ruptura com os padrões já estabelecidos no mercado, trazendo algo inédito, original e, muitas vezes, revolucionário. Esse tipo de inovação está muito relacionado com tecnologias que criam hábitos novos na sociedade.

Características da inovação disruptiva

Quando estudamos casos de inovação disruptiva, podemos encontrar pontos em comum. A partir deles, conseguimos entender as principais características desse tipo de inovação:

  • Melhoria ou criação de um novo produto/serviço

Toda inovação surge a partir da ideia de melhorar algo. No caso da inovação disruptiva, não seria diferente! 

Um dos pontos fundamentais para esse tipo de inovação é que o produto ou serviço criado precisa oferecer melhorias óbvias ao consumidor, seja oferecendo praticidade, comodidade, economia significativa ou sustentabilidade, por exemplo.

Em todo caso, a melhoria precisa ser muito clara, gerando adesão em massa. É importante que as pessoas rapidamente entendam que não faz sentido continuar com as soluções antigas.

  • Modelo de negócios

De acordo com definição do SEBRAE, “o modelo de negócios é a forma como a empresa cria, entrega e captura valor.” Geralmente, a inovação disruptiva vem associada à inovação do modelo de negócios, afinal, se estamos desenvolvendo um novo hábito na sociedade, é natural que o modelo da própria empresa também seja diferente do tradicional. 

É o caso de diversas startups, que surgem com um modelo de negócios diferenciado, apostando em mudanças na estrutura e gestão interna e, principalmente, na forma de agregar valor e se relacionar com os stakeholders.

  • Processos

Associadas às mudanças no modelo de negócio, vem as mudanças nos processos. Grande parte dos processos da empresa também são inovadores e essas empresas visam gerar valor ao consumidor por diversos canais, não apenas pelo produto final.

Como exemplo, temos o serviço de atendimento ao cliente do Nubank. A fintech trazia a proposta de resolver os dois maiores problemas dos cartões que já existiam: anuidade abusiva e atendimento ruim, oferecendo um cartão gratuito e controle 100% digital. 

Aliado ao seu principal produto, o processo de atendimento ao cliente foi reformulado, oferecendo um atendimento excelente, completamente diferente do que se encontrava no mercado.

Cases de sucesso

Quando falamos de inovação disruptiva, temos exemplos de diversas empresas no Brasil e no mundo que apostaram em mudanças e obtiveram muito sucesso. Dentre as mais conhecidas, destacamos três startups que revolucionaram de fato o seu nicho:

Nubank

Como citamos anteriormente, o Nubank trouxe o conceito de banco digital, oferecendo um cartão de crédito controlado por um aplicativo no celular. Através dessa mudança, conseguiu gerar muito mais praticidade no dia a dia do usuário, mas a principal disrupção que a fintech trouxe foi o cartão de crédito e conta sem anuidade. Dessa forma, o Nubank conseguiu atingir mais pessoas, que antes não tinham acesso a essa ferramenta.

Em pouco tempo, uma grande quantidade de pessoas já estava com o seu “roxinho” (apelido dado ao cartão de crédito da startup) e passaram a usá-lo como seu cartão primário ou até substituíram completamente cartões de bancos tradicionais pelo da Nubank.

Hoje, já surgiram diversas outras empresas que oferecem conta digital e o consumidor, principalmente o público jovem, mudou seus hábitos e preferências para esse novo formato.

File:Netflix 2015 logo.svg - Wikimedia Commons

Netflix

Inicialmente, a Netflix começou como uma empresa de locação de DVDs online, enviados por correspondência. Na época, já era inovador, mas a Netflix não parou por aí e mudou o modelo de negócios para se tornar um plataforma de streaming de vídeo. Assim, substituiu totalmente o que existia antes: as videolocadoras. Além disso, também substituiu os DVDs e Blue-rays.

Hoje, as pessoas pagam uma mensalidade para ter acesso a uma conta na plataforma, por meio da qual elas podem assistir a uma grande variedade de filmes e séries, sem limite.

Você provavelmente conhece alguém que nem assiste mais aos canais de TV e passa várias horas por dia explorando filmes e séries na Netflix, o que prova o quão impactante foi o surgimento da empresa no mercado.

Ficou inspirado para inovar?

Lembre-se que todas as empresas disruptivas começaram pequenas e, com certeza, foram muito julgadas antes de alcançar o sucesso. Se você percebeu uma dor do mercado não resolvida e já tem uma maneira de saná-la, vá em frente! Quem sabe o seu negócio não irá revolucionar a história do seu segmento também?

A cada dia, o mercado se torna mais competitivo. Isso significa que as coisas mudam muito rápido e sai na frente aquele que melhor consegue se adaptar. Diante desse cenário, a inovação vem se tornando indispensável para a sobrevivência das empresas. Quer saber o que é inovação, exemplos de sucesso e como fazer? É esse o tema do artigo que você vai ler.

Vamos falar sobre os seguintes tópicos:

  • O que é inovação?
  • Inovação Disruptiva x Incremental
  • Características da inovação disruptiva
  • Cases de sucesso

Antes de tudo, o que é inovação?

Inovação consiste em criar um novo produto, modelo ou, então, realizar mudanças em algo que já existe. Em outras palavras, inovar é fazer algo de uma forma que não era feita antes.

Existem muitas maneiras de inovar, seja no seu produto ou serviço, no seu modelo de negócio, na forma como você vende ou no valor que você entrega ao seu cliente… as oportunidades são infinitas. 

Existem algumas classificações quanto ao tipo de inovação. Aqui, vamos entender melhor a inovação disruptiva.

Inovação Incremental e Inovação Disruptiva

A inovação incremental consiste em melhorias ou atualizações feitas em produtos, serviços ou processos já existentes. Esse tipo de inovação é muito comum no mercado e geralmente é dada por mudanças de performance e desempenho nos produtos para melhorar algum aspecto específico. 

Um bom exemplo são os aplicativos, que constantemente fazem atualizações para melhorar a experiência do usuário, trazendo novas funcionalidades ou apenas modificando a interface.

A inovação disruptiva, por sua vez, provoca uma ruptura com os padrões já estabelecidos no mercado, trazendo algo inédito, original e, muitas vezes, revolucionário. Esse tipo de inovação está muito relacionado com tecnologias que criam hábitos novos na sociedade.

Características da inovação disruptiva

Quando estudamos casos de inovação disruptiva, podemos encontrar pontos em comum. A partir deles, conseguimos entender as principais características desse tipo de inovação:

  • Melhoria ou criação de um novo produto/serviço

Toda inovação surge a partir da ideia de melhorar algo. No caso da inovação disruptiva, não seria diferente! 

Um dos pontos fundamentais para esse tipo de inovação é que o produto ou serviço criado precisa oferecer melhorias óbvias ao consumidor, seja oferecendo praticidade, comodidade, economia significativa ou sustentabilidade, por exemplo.

Em todo caso, a melhoria precisa ser muito clara, gerando adesão em massa. É importante que as pessoas rapidamente entendam que não faz sentido continuar com as soluções antigas.

  • Modelo de negócios

De acordo com definição do SEBRAE, “o modelo de negócios é a forma como a empresa cria, entrega e captura valor.” Geralmente, a inovação disruptiva vem associada à inovação do modelo de negócios, afinal, se estamos desenvolvendo um novo hábito na sociedade, é natural que o modelo da própria empresa também seja diferente do tradicional. 

É o caso de diversas startups, que surgem com um modelo de negócios diferenciado, apostando em mudanças na estrutura e gestão interna e, principalmente, na forma de agregar valor e se relacionar com os stakeholders.

  • Processos

Associadas às mudanças no modelo de negócio, vem as mudanças nos processos. Grande parte dos processos da empresa também são inovadores e essas empresas visam gerar valor ao consumidor por diversos canais, não apenas pelo produto final.

Como exemplo, temos o serviço de atendimento ao cliente do Nubank. A fintech trazia a proposta de resolver os dois maiores problemas dos cartões que já existiam: anuidade abusiva e atendimento ruim, oferecendo um cartão gratuito e controle 100% digital. 

Aliado ao seu principal produto, o processo de atendimento ao cliente foi reformulado, oferecendo um atendimento excelente, completamente diferente do que se encontrava no mercado.

Cases de sucesso

Quando falamos de inovação disruptiva, temos exemplos de diversas empresas no Brasil e no mundo que apostaram em mudanças e obtiveram muito sucesso. Dentre as mais conhecidas, destacamos três startups que revolucionaram de fato o seu nicho:

Nubank

Como citamos anteriormente, o Nubank trouxe o conceito de banco digital, oferecendo um cartão de crédito controlado por um aplicativo no celular. Através dessa mudança, conseguiu gerar muito mais praticidade no dia a dia do usuário, mas a principal disrupção que a fintech trouxe foi o cartão de crédito e conta sem anuidade. Dessa forma, o Nubank conseguiu atingir mais pessoas, que antes não tinham acesso a essa ferramenta.

Em pouco tempo, uma grande quantidade de pessoas já estava com o seu “roxinho” (apelido dado ao cartão de crédito da startup) e passaram a usá-lo como seu cartão primário ou até substituíram completamente cartões de bancos tradicionais pelo da Nubank.

Hoje, já surgiram diversas outras empresas que oferecem conta digital e o consumidor, principalmente o público jovem, mudou seus hábitos e preferências para esse novo formato.

File:Netflix 2015 logo.svg - Wikimedia Commons

Netflix

Inicialmente, a Netflix começou como uma empresa de locação de DVDs online, enviados por correspondência. Na época, já era inovador, mas a Netflix não parou por aí e mudou o modelo de negócios para se tornar um plataforma de streaming de vídeo. Assim, substituiu totalmente o que existia antes: as videolocadoras. Além disso, também substituiu os DVDs e Blue-rays.

Hoje, as pessoas pagam uma mensalidade para ter acesso a uma conta na plataforma, por meio da qual elas podem assistir a uma grande variedade de filmes e séries, sem limite.

Você provavelmente conhece alguém que nem assiste mais aos canais de TV e passa várias horas por dia explorando filmes e séries na Netflix, o que prova o quão impactante foi o surgimento da empresa no mercado.

Ficou inspirado para inovar?

Lembre-se que todas as empresas disruptivas começaram pequenas e, com certeza, foram muito julgadas antes de alcançar o sucesso. Se você percebeu uma dor do mercado não resolvida e já tem uma maneira de saná-la, vá em frente! Quem sabe o seu negócio não irá revolucionar a história do seu segmento também?