O ano de 2020 começou como qualquer outro. Todos tínhamos ideias, projeções e objetivos a alcançar, mas que foram afetados diretamente pela crise gerada pelo surgimento da pandemia do COVID-19. Na área dos negócios, a maioria das empresas tiveram que deixar de lado seus planos estratégicos para rapidamente se adaptar ao novo cenário.
Segundo a pesquisa realizada pelo Sebrae, o Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios, diversas mudanças ocorreram no cenário de pequenas empresas, no que tange o seu funcionamento, faturamento e relacionamento com os funcionários.
Mas você deve se perguntar, como as maiores empresas conseguiram enfrentar a crise da COVID-19?
Diante do cenário, as grandes empresas entenderam que mais importante do que alavancar as vendas, é necessário traçar estratégias para engajar ainda mais o público, aprimorar a experiência do cliente e fortalecer a imagem. Nesse sentido, muitas companhias estão promovendo ações solidárias para incentivar o bem-estar da sociedade.
A Ambev, por exemplo, produziu e entregou milhares de unidades de álcool gel para hospitais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, fomentando os cuidados os cuidados diante do vírus e conscientizando a população. A Google também atuou de forma positiva em meio à pandemia, oferecendo, de forma gratuita, os recursos avançados do seu aplicativo Hangouts Meet com o objetivo de facilitar a comunicação entre as escolas e as companhias afetadas pela COVID-19. Já a 99, criou um fundo especial de milhões de dólares como suporte aos motoristas e aos colaboradores parceiros que contraíram o coronavírus. Muito legais essas ações, não?
Mas, e uma empresa pequena? Quais ações podem podem ser tomadas para amenizar os efeitos da crise?
Antes de qualquer coisa é muito importante que o gestor tenha um mindset aberto para se adaptar às mudanças e conseguir gerar resultados no seu negócio, para que as próximas dicas sejam eficientes. Afinal, cenários de mudanças exigem atitudes de mudanças.
Nesse sentido, é indispensável que haja diversificação dos canais de comunicação para atender a todos os públicos, com a implementação de novos sistemas de entregas e vendas online, integrando-os e fazendo-os funcionar de forma a gerar resultados.
O investimento no marketing digital nunca foi tão importante! Isso mesmo. Muitas empresas que apostaram no marketing de conteúdo, posts e em inovar nas interações, conseguiram aumentar o engajamento com o público e agregar mais valor aos serviços e produtos.
Uma estratégia que vem sendo muito utilizada por diversas empresas é adesão ao Home Office. A implantação desse modelo de trabalho traz benefícios como diminuição dos custos operacionais, melhoria do bem-estar dos colaboradores e consequente aumento da produtividade. Então, se existe a possibilidade de aderir ao home office, não perca tempo!
Gostou das dicas? A Otimiza pode te ajudar ainda mais! Podemos atuar juntamente com a sua empresa para superar os momentos de crise.