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Por que as empresas vão à falência?

Você entende quais os principais motivos levam as empresas à falência? Sabe como se planejar a fim de evitar esse fim para a sua empresa? Nesse artigo você vai entender um pouco mais sobre o tema e como evitá-lo. 

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Cenário nacional

Segundo o IBGE, em 2019, o Brasil tinha 4,7 milhões de empresas com uma idade média de 11,7 anos, e cerca de 656 mil empresas deixaram de existir, número que pode deixar muitos empresários de “cabelo em pé”, visto que empresas de todos os portes correm o risco de entrar em crises, podendo convergir a um mesmo ponto final nas suas histórias. Nesse sentido, a estrutura organizacional da empresa é fundamental para manter a competitividade dentro do mercado usando, para isso, algumas estratégias de administração.

Dentre os vários motivos que levam uma empresa à falência, os que mais se destacam são: falta de capital de giro para investimento, ausência de mercado consumidor, problemas ligados ao marketing empresarial (campanhas mal geridas ou a ausência total de um marketing na empresa) e, por último, a falta de experiência por parte dos gestores do negócio. 

 

Maneiras para melhorar o desempenho de sua empresa, aumentando a eficiência das principais áreas estratégicas 

 – MARKETING: É através do marketing que sua empresa é conhecida por seus clientes. Um marketing estruturado, que consiga alcançar os possíveis clientes, aumenta muito a aceitação dos seus produtos e serviços no mercado, fazendo com que sejam mais atrativos e, assim, as pessoas se sintam mais próximas, trazendo-lhes uma sensação de maior confiança no seu negócio. Assim, manter pelo menos uma plataforma de comunicação com o cliente é essencial para que o seu negócio seja bem sucedido, sendo essa plataforma variável de acordo com o ramo do seu negócio ou do seu público alvo. Apesar disso, a maior parte das empresas focam em redes sociais (Instagram, WhatsApp, Twitter, Youtube), sites próprios ou canais de rádio ou TV.   

– COMERCIAL/ATENDIMENTO: Um atendimento bom, muitas vezes, é tudo que um cliente precisa para concretizar uma compra, portanto, possuir pessoas capacitadas é um fator primordial para alavancar seu negócio. Além disso, as vendas dependem de vários fatores, sendo os maiores diferenciais a qualidade e/ou variedade do que é oferecido aos seus clientes. Caso esteja necessitando melhorar nessa área, é comum encontrar cursos gratuitos na internet e, caso queira qualificar-se ainda mais, o ideal é investir em cursos junto a uma monitoria de vendas. Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de conteúdo, com um preço acessível aos mais variados tipos de negócio

– FINANCEIRO: Ter alguma forma de capitalizar o negócio é fundamental para mantê-lo competitivo dentro do mercado, entretanto, muitas empresas têm dificuldade em obter capital para se desenvolverem, pois os bancos, em sua maioria, oferecem capital a uma alta taxa de jutos, o que nem sempre é viável para pequenas empresas. Por serem muito arriscados, devem depender da decisão de um gestor, que realize análises e entenda se o faturamento cobre as dívidas, evitando assim uma piora da situação financeira da empresa. 

– GESTÃO DO NEGÓCIO: A falta de experiência em gestão empresarial é um dos fatores que mais causam a falência de uma empresa. Gestores inexperientes podem demorar para tomar decisões urgentes ou acabam por tomar decisões equivocadas, que acabam atrapalhando o desenvolvimento da empresa. Ter uma equipe de funcionários capacitados e aptos para auxiliar na tomada de decisões pode melhorar o desempenho da sua empresa. 

 

Agora que você já sabe todos os principais riscos que levam uma empresa à falência, o que está esperando para solicitar seu orçamento? Melhore seus resultados com a nossa ajuda!