Devido a pandemia do novo Corona Vírus, quase todos os setores do mercado brasileiro tiveram que se adaptar à nova realidade de 2020. Para alguns, essa adaptação se deu de forma tranquila e rápida. No entanto, para o setor de eventos a mudança de realidade se deu de forma instantânea: todos eventos marcados em 2020 foram cancelados devido as políticas sanitárias e de saúde.
Diante disso, gestores que possuem buffet e que trabalham na produção de festas viram-se completamente perdidos frente a esse novo e desconhecido cenário. Nesse sentido, um seguinte questionamento é colocado a tona: “o que devo fazer se atualmente não é possível realizar eventos?”.
Nesse artigo você encontrará as respostas para essa pergunta!

foto de buffet
buffet by unsplash

👥Analise o relacionamento com fornecedores:


Faça uma análise do grau de satisfação dos serviços que você terceiriza. A hora é de tentar melhorar ao máximo o desempenho de sua empresa. Se algum dos serviços que você terceiriza não contribui 100% para seu sucesso, pesquise e entre em contato com outros, como uma verdadeira entrevista de emprego.
É importante também que você fortaleça as boas relações. Converse com seus fornecedores para juntos encontrarem soluções de amenizar o impacto financeiro em suas empresas. Se ajudem, pois um precisa do outro. Tente negociar pagamentos, prazos e encontre uma forma de mutualismo, para ambos saírem bem na situação.

🎯Conquiste seu público:


Seja o mais ativo possível nas redes sociais de sua empresa. Publique no feed/storys todos os dias para aumentar a interação do seu público. Dessa maneira, você estará mostrando a todos que, mesmo na pandemia, sua empresa está viva e preparada para atendê-los da melhor forma.
Portanto, siga contas de potenciais clientes para o futuro e mantenha uma boa comunicação com eles, divulgando e mostrando o potencial de sua empresa. Uma boa maneira de fazer isso é enviando/postando fotos de eventos antigos que sua empresa realizou e colhendo e publicando depoimentos de antigos clientes para passar segurança aos demais.
Para os clientes que já contrataram sua empresa, é bastante importante que você os fidelize. Para isso, crie promoções exclusivas para eles, mantenha contato e envie conteúdos interessantes.

🎟Venda créditos de festas:


Para sobreviver à crise é imprescindível que você possua capital de giro. Para isso, tente ao máximo remarcar/adiar os eventos que já fecharam contrato. Dê opções de descontos e busque ao máximo possibilidades para que o cliente não desmarque definitivamente o evento contratado.
Outra possibilidade também é a venda de créditos de serviço durante a pandemia. Ou seja, venda hoje o que será feito daqui a meses, mas lembre-se, ofereça garantias ao seu cliente, para deixá-lo mais seguro e confortável.

🥋Utilize a concorrência a seu favor:


Como diz o ditado: “inimigo do meu inimigo é o meu amigo”. A crise é inimiga de todos. Dessa forma, criar laços com concorrentes pode ser fundamental para sua sobrevivência no mercado. Divulgar/sugerir para clientes um serviço de seu concorrente que sua empresa não realize é uma ótima maneira de ajudar. Assim, um ajuda o outro, não é mesmo?

💡Aprenda coisas novas:


Aprender nunca é demais. Leia livros sobre empreendedorismo, acesse aulas gratuitas online sobre diversos assuntos e o mais importante, aprenda a fazer novas comidas.
Aprimore seu inventário e suas técnicas culinárias. Mude o design de seu cardápio e personalize ele para diferentes tipos de públicos. Quanto mais você tem a oferecer, maior será o seu diferencial em relação aos concorrentes.

O momento é de se preparar para os próximos meses e voltar com força total no mercado.
Nós da Otimiza esperamos que esse material te auxilie e ajude a sua empresa!

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *