Já ouviu falar sobre Gestão Financeira ou já viu sendo aplicada em algum lugar? Nesse artigo você vai entender mais sobre o que é e quais são as vantagens e consequências ao contratar uma Gestão Financeira.

O serviço de Gestão Financeira surgiu da alta necessidade das empresas em administrar as suas finanças, que muitas vezes não estão bem organizadas e não fazem análises de dados. Dessa forma, o caixa fica bagunçado e o gestor acaba não sabendo o que fazer para melhorar a situação da empresa ou, até mesmo, nem sabem o quanto de lucro/prejuízo a empresa está tendo.

A organização do caixa de uma empresa torna-se de extrema importância, principalmente, quando o dinheiro gerado pela empresa é insuficiente para pagar as contas ou, então, quando o gestor quer fazer investimentos para melhorar a empresa, aumentando a produtividade, contratando mão de obra, investindo no marketing ou infraestrutura, mas não sabe exatamente quanto pode investir. 

Enfim, a gestão financeira não é composta apenas pelos números da empresa, mas também, organizar esses números para fazer bons planejamentos e obter bons resultados. Com uma boa gestão financeira, pode-se definir os melhores planos de ação para alcançar quanto de lucro a empresa quer ter no mês X.

Partes da gestão financeira

Sabe-se que para ter uma boa gestão financeira e o seu caixa funcionar bem, deve-se ser utilizado, principalmente, um Fluxo de Caixa, onde devem ser lançadas todas as entradas e saídas da empresa. E é importante ressaltar que é da empresa, uma vez que os ganhos e as despesas da empresa não devem ser misturados ou confundidos com os pessoais (isso gera muitos problemas dentro das empresas). 

A partir disso, é possível fazer Análises Mensais do caixa para saber se está, ou não, sendo movimentado da forma correta, ou seja, se os gastos são realmente necessários, e o mais importante, saber o resultado bruto do mês (lucro ou prejuízo), o que facilitará as tomadas de decisões futuras, principalmente, relacionadas a investimentos da empresa. E caso a gestão financeira não esteja sendo feita corretamente, é necessário que sejam elaborados Planos de Ação que modifiquem algumas coisas nessa gestão, a fim de corrigir possíveis erros que estejam acarretando num resultado bruto desfavorável.

Uma entrega que está bastante presente nesses Planos de Ação e que a Otimiza também faz é a Precificação. Ela tende a ser muito importante já que, geralmente, os gastos na confecção dos produtos não são totalmente repassados para estes, também, por falta de conhecimento técnico na hora de precificar. É muito importante que essa precificação seja feita da forma correta para que o empreendedor não esteja “pagando para vender”, e sim, tendo uma visão clara e geral de todos os gastos relacionados aos produtos.

E é com tudo isso e muita dedicação dos nossos consultores especializados e capacitados para realizar uma boa gestão financeira, que a Otimiza muda, constantemente, a realidade de seus clientes.

Principais ferramentas utilizadas na gestão financeira

Geralmente, indica-se a utilização de um sistema específico que sirva para organizar o caixa da empresa. Ainda assim, é necessário que as informações sejam transferidas para o sistema e que análises sejam feitas a partir dos resultados gerados pelo sistema. Somado a isso, esses softwares para computador, geralmente, possuem custo mensal de funcionamento, tornando-se inviável para muitas empresas de pequeno porte.

Pensando nisso, a Otimiza desenvolve planilhas personalizadas para cada um de seus clientes, capazes de exercer a mesma função dos softwares mencionados acima. Essas planilhas ficam salvas na internet, podendo ser acessadas a qualquer momento e de qualquer aparelho, fazendo apenas o login com o e-mail cadastrado. Dessa forma, é garantida, também, total segurança para os seus dados que poderão ser acessados, apenas pela Otimiza, você e pessoas autorizadas por você. 

Vantagens e Consequências de contratar uma Gestão Financeira

1 – Redução de gastos

Com a gestão financeira você tem uma visão mais ampla de tudo o que você gasta. Isso permite que você enxergue gastos que não são tão necessários e que podem ser anulados.

2 – Melhores tomadas de decisões

Há sempre um momento em que você quer investir em um equipamento mais potente, quer contratar mais um funcionário ou até mesmo melhorar o seu marketing, mas você não tem certeza se é o momento ideal para fazer esse investimento ou se aquilo vai acabar lhe trazendo dívidas futuras. 

Com a gestão financeira você tem noção de quanto você pode gastar e pode tentar prever quanto ganhará nos próximos meses.

3 – Permite fugir de eventuais crises

Puxando o gancho do tópico anterior, é importante você ter uma previsão, mesmo que não tão precisa, de como estará a situação da sua empresa nos próximos meses. Apesar disso, é sempre importante ter um “bote salva vidas” para evitar que o seu barco afunde quando chegar uma crise como, por exemplo, a acarretada pela pandemia de Covid-19. Com a Gestão Financeira você consegue separar alguns fundos para ter como uma segurança em momentos difíceis e, assim, a sua empresa poderá ficar de pé.

4 – Identificação de problemas

Com a gestão financeira, problemas podem ser identificados mais rapidamente a partir da sua análise. Se não houvesse a gestão financeira, o problema precisaria gerar algum impacto para depois olhar nos registros financeiros e identificar o motivo.

5 – Ajuda no controle de estoque

A gestão financeira está bastante relacionada com o estoque da empresa, uma vez que é com uma boa gestão financeira que a empresa consegue saber qual é a forma mais econômica de manter seu estoque e do que é realmente necessário para isso.

Agora que você já sabe todos os benefícios de contratar uma Gestão Financeira, o que está esperando para solicitar seu orçamento? Melhore seus resultados com a nossa ajuda!